quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Alese sedia reunião sobre ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher




A Assembleia Legislativa de Sergipe sediou na manhã desta quarta-feira (18), uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento contou com a participação de representantes de vários órgãos a exemplo das Secretarias de Estado e do Município da Inclusão Social, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) e da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Alese. O objetivo foi unificar as ações para o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Adélia Moreira Pessoa - Advogada
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a advogada Adélia Moreira Pessoa informou que a reunião teve por finalidade, unificar as ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

“É necessário que tenhamos a ideia de que não é suficiente que se dê à mulher, uma flor no dia 8 de março. É necessário discutir e refletir sobre os direitos que precisam ser efetivados, no campo da Saúde, das Assistência Social, no campo da mídia que é importantíssima e também que não haja ações sobrepostas. Muitas vezes no dia 8 de março havia cinco, seis ações diferentes e aí a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe, tem dado um apoio muito grande. Isso para nós é muito importante. Não só a Frente Parlamentar, mas a OAB, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, as Secretarias de Inclusão Social e as secretarias municipais e entidades da sociedade civil (Universidade Federal de Sergipe, associações e sindicatos)”, ressalta.

Adélia Pessoa enfatizou que todos devem se alertar para o sério problema da violência doméstica, que é o berço de muitas outras. “A violência contra a mulher permanece. Entra ano e sai ano, há milênios que isso se repete e é naturalizado e acham que isso é da vida, mas não é. Precisamos de um lar que seja lugar de afeto e de respeito”, entende.

Lei Maria da Penha

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher disse destacou ainda a necessidade urgente de implementação da Lei Maria da Penha.

“Não é que a Lei Maria da Penha não está dando resultado. Ela não foi devidamente aplicada. A Lei não é para prender apenas; ela tem três eixos básicos e o primeiro é o da prevenção, que deve ser discutida nas escolas, nas universidades, em todos os espaços. Depois vem a assistência à vítima para que o agressor não volte a delinquir, mas também tem a responsabilização. O Estado, o Município e a União, tem que agir juntos. Esse é um problema de todos. O problema da mulher é da sociedade. A família só será melhor se houver respeito, amor, afeto e as crianças sejam criadas de uma maneira a não reproduzirem um cenário de violência”, alerta.
TerezinhaLima representou a deputada Gorete Reis
 Frente Parlamentar

 A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, da Assembleia Legislativa de Sergipe, tem como presidente a deputada Goretti Reis (PMDB), que esteve representada na reunião pela secretária-executiva do gabinete, Terezinha Lima.

“Fomos convidadas a participar de uma reunião do Conselho Municipal da Mulher, cuja sede é aqui próximo, mas houve um problema com o espaço e sugeriram a Alese, que, como casa do povo, está com as portas sempre abertas para apoiar qualquer política pública em favor da população. Viemos para esse espaço cedido pela Alese e estamos reunidas com pessoas que trabalham diretamente com o Conselho Municipal da Mulher, para definirmos datas para as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. O evento é do Conselho e a Frente é apenas participativa”, esclarece.

Seminário

Ela divulgou na reunião, o seminário que será realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Mulher nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe.

“Esse seminário é puxado pela Frente Parlamentar das Mulheres, com apoio da Abraço – Associação dos Psicólogos de Sergipe e contaremos cm vários aliados, a exemplo das coordenações da Mulher do TJ e da Procuradoria Geral do Estado, além da Delegacia da Mulher. O nosso presidente Luciano Bispo está apoiando totalmente o evento junto com o TJ e vários órgãos. Temos que trabalhar integrando ações para ver se fortalecemos mais as políticas públicas para que cheguem de fato a quem mais precisa, que é a população”, acredita Terezinha Lima.


Por: Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões/Alese

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário