segunda-feira, 27 de março de 2017

HOSPITAL REGIONAL DE ITABAIANA É O MAIS RESOLUTIVO DO INTERIOR DO ESTADO



Implantação da UTI, criação do Centro de Ortopedia, melhorias no Pronto socorro, Ala pediátrica e agilidade nos exames, proporcionam rapidez no diagnóstico e reduz transferências dos pacientes.
 
Equipe de Médicos e Enfermeiros

Desde que foi inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Dr. Luciano Alves dos Santos do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho em 30/06/2014 no município de Itabaiana, o número transferências para o Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE diminuiu consideravelmente. A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Itabaiana é classificada como UTI Geral para pacientes adultos, é equipada por 11 leitos sendo 01 de isolamento e possui uma equipe de médicos plantonistas, médico intensivista (diarista), equipe de enfermagem e de Fisioterapia, garantindo acesso a Assistência nutricional, Assistência farmacêutica, Assistência social, Assistência clínica e cirúrgica vascular, Assistência clínica e cirúrgica urológica, Assistência clínica e cirúrgica ortopédica, Assistência clínica nefrológica, Assistência  clínica e cirúrgica buco-maxilo-facial. Serviços estes essenciais para diagnósticos terapêuticos à beira do leito.
Enfermeira Luana e Equipe
A Gerente de UTI Enfermeira Luana Dantas Cruz, informa que o Hospital de Itabaiana, possui contrato com a Clínica Semedi para oferta de serviços extras de Tomografias computadorizadas, divididas entre tomografia de Crânio, tórax, abdômen, lombar e pelve, com e sem contraste, Segundo Luana, a unidade possui aparelho de ultrassonografia portátil, Raios-X portátil e aparelho de gasometria, e  destaca a presença de agência transfusional funcionando 24 horas para os casos mais graves que necessitam de transfusão e o aumento da complexidade dos exames laboratoriais para diagnósticos precisos.
De acordo com dados registrados pela Unidade hospitalar de Itabaiana, os pacientes que necessitam com maior frequência de atendimento na UTI do Hospital Regional de Itabaiana são os acometidos de Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência cardíaca congestiva, Acidente Vascular Isquêmico, Edema agudo de pulmão, Infecção respiratória aguda, Doença pulmonar obstrutiva crônica, Pneumonia, Choque séptico, Pós-operatório de laparotomia exploratória por ferimento com arma branca e arma de fogo, Pós-operatório de Hepatectomia e Pós-operatório de Colecistectomia e Intoxicação exógena.

Dr. Darcy Tavares Pinto - Superintendente
O médico ortopedista e superintendente do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho de Itabaiana Dr. Darcy Tavares Pinto, comemora com orgulho a redução considerável na taxa de transferência de pacientes do referido hospital para outras unidades: 

- Nos últimos anos os investimentos do Governo de Sergipe na melhoria da qualidade nos serviços de saúde pública, possibilitaram avanços em nossa unidade,  Fomos beneficiados com novas instalações de Pronto socorro, com a criação do centro de ortopedia, e  após a implantação da Unidade de Terapia Intensiva – UTI nos foi autorizada a manutenção de convênios com clínicas particulares para realização de exames específicos, e eles garantem resultados seguros e precisos para o diagnóstico rápido nos casos atendidos.  Isso nos proporcionou uma redução superior a 90% (noventa por cento) na necessidade de transferência de pacientes para outras unidades e graças a esses avanços, hoje somos o Hospital Regional mais resolutivo do interior.  Temos consciência de que é necessário avançar muito mais, mas a passos largos estamos registrando uma melhoria constante nos serviços prestados em nossa unidade, o que nos deixa extremamente satisfeitos e com a sensação do dever cumprido. pontua o Superintendente.

   Hoje o Hospital Regional de Itabaiana registra uma média de 95% de resolutividade imediata, com pacientes sendo medicados, tratados e recebendo alta em menos de 24 horas após o atendimento.



Por: Eugenio Santana – DRT 628

Nenhum comentário:

Postar um comentário