sábado, 11 de março de 2017

HOSPITAL REGIONAL DE ITABAIANA REALIZA UMA MÉDIA DE 174 CIRURGIAS MENSAIS





Hospital Regional de Itabaiana


O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho de Itabaiana, é responsável por uma grande contribuição no desafogamento do HUSE e demais hospitais da capital sergipana. Localizado em uma região estratégica, a unidade hospitalar do agreste atende a pacientes de todos os municípios sergipanos com ênfase maior nas cidades de Itabaiana, Areia Branca, Malhador, Moita Bonita, Ribeirópolis, Frei-Paulo, Pinhão, Carira, Macambira, São Domingos, Campo do Brito e até mesmo de municípios de estados vizinhos, como Jeremoabo e Cel. João Sá na Bahia. O referido hospital  presta um serviço de excelência no estado nas cirurgias Buco-maxilar, por ser o único do interior sergipano a dispor de uma equipe especializada nesta área, e também dispõe de uma equipe de excelentes ortopedistas responsáveis pelo acolhimento de pacientes de outros Hospitais Regionais que são transferidos para um tratamento mais qualificado na referida unidade.
Entre os diversos serviços prestados aos pacientes do Agreste Sergipano, o Hospital Regional de Itabaiana realiza diversas cirurgias eletivas no Centro de Especialidades Médicas que tem seu funcionamento anexo a unidade, e uma série de cirurgias de emergência que semanalmente são registradas em decorrência de acidentes com veículos automotores entre outros, com destaque para a área de ortopedia.
Para realização das cirurgias eletivas, o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho de Itabaiana, realiza uma triagem de pacientes semanalmente, para realizações de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Nesta área o responsável pelas cirurgias deste porte é o médico João Monteiro, Cirurgião Geral e pós graduando em cirurgia dermatológica com ATLS e ACLS. Segundo Dr. João Monteiro, o período da consulta até a realização do ato cirúrgico dura em média 15 dias e a recuperação tem sido breve e satisfatória em 99% dos pacientes atendidos.
Entre os procedimentos realizados, se destacam a retirada de Cistos sebácios, Cistos dermoid, Cistos cinoviais, Lipomas, Queloides, Sinusvectomias, Cravo plantar, Ceratocomas, Nervus, CBC, Exeserese de Neoplasia malignos de várias áreas com plástica V-Y Advancement, Hi-Flap, Buroxis, Triangles e reconstituição plástica de Helix pontilhão auditivo, além de múltiplos procedimentos dermatológicos.

Dr. João Monteiro - Médico Cirurgião

O Médico Cirurgião João Monteiro destaca sua satisfação em ajudar a população mais carente da região agreste através do Hospital Regional Regional de Itabaiana:
- “Fico extremamente feliz em ajudar os pacientes que nos procura, por perceber que em sua maioria são pessoas carentes que não teriam a condição financeira de custear uma cirurgia deste porte. Embora a maioria seja do município de Itabaiana, atendemos a pacientes de toda a região e até de outros estados que fazem questão de nos agradecer com um sorriso, quando retornam para avaliação pós-cirúrgica. Possuo em meu arquivo pessoal, registros fotográficos de cirurgias delicadas que realizamos com muito sucesso aqui no Centro de Especialidades Médicas do Hospital Regional de Itabaiana”. Afirma Dr. João Monteiro.
No decorrer do ano anterior de 2016, o Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho realizou 2.086 cirurgias em diversas áreas, qualificadas em numero de 12 na área de Otorrinolaringologia, 22 Ginecológicas, 159 Oftalmológicas, 256 Buco-Maxilares, 649 na área de ortopedia e 988 cirurgias geral. A Unidade Hospitalar de Itabaiana realizou 149 procedimentos cirúrgicos no mês de janeiro, 129 em fevereiro, 167 em março, 205 em abril, 173 em maio, 209 em junho, 142 em julho, 205 em agosto, 203 em setembro, 188 em outubro, 165 em novembro e 183 durante o mês de dezembro. Em média foram realizadas 174 cirurgias mensais, com maior demanda observada nos meses de abril e Junho quando o numero de procedimentos realizados foi superior a 200 em decorrência das festas religiosas que se destacam nesta época do ano.

Dr. Darcy Tavares Pinto - Superintendente

As especialidades mais procuradas na unidade de Itabaiana são: Cirurgia Geral, Buco-Maxilar e Ortopedia, uma vez que a unidade hospitalar também dispõe em seu quadro funcional de excelentes médicos ortopedistas, comandados pelo Superintendente Dr. Darcy Tavares Pinto que também atende na unidade fazendo parte desta equipe e ressalta a importância do centro cirúrgico do Hospital Regional de Itabaiana:
- O Município de Itabaiana dispõe do maior numero de veículos no interior do estado, onde cerca de 30 mil veículos circulam diariamente por nossas ruas e rodovias, com destaque para o grande numero de ciclomotores que são a maior causa de acidentes aqui na região. Sustentados pela necessidade constante de atendimentos cirúrgicos em pacientes que se envolvem constantemente em acidentes que resultam em fraturas, criamos uma equipe de excelentes ortopedistas e nos tornamos referencia nas cirurgias de buco-maxilo, e hoje é comum transferências de pacientes com essa necessidade do HUSE em Aracaju para a unidade de Itabaiana. Baseado nestes fatos posso reafirmar a importância do nosso centro cirúrgico para a toda rede Hospitalar do estado e me orgulho desta equipe que eleva nossa unidade com seu trabalho de excelência nesta área. Pontua Dr. Darcy.


Por: Eugenio Santana DRT/SE 628

Nenhum comentário:

Postar um comentário