quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A POLÍTICA DO DESRESPEITO DISFARÇADA DE JORNALISMO



Eugenio Santana - Radialista DRT/SE 628


Na busca de uma definição para a POLÍTICA abracei o conceito de “A Arte do Bem Comum” nenhuma outra frase em minha concepção a define tão bem, pois entendo eu que, se não visa o benefício de todos buscando vantagens para apenas um determinado grupo de pessoas, a situação muda de nome, passa a chamar-se “Jogo de Interesses”. A história de Itabaiana mostra que em um passado não muito recente imperava na política local a prática do Coronelismo que possuía como principal característica o uso da força bruta através da violência para o domínio dos eleitores e a consequente conquista da permanência no “Poder” público. Naquela época o povo não tinha voz, pois quando ousava ensaiar um grito de liberdade este era de imediato sufocado pelo barulho das ameaças, o peso doloroso da “Xibata” e pelas mãos sujas de sangue dos pistoleiros de aluguel. A nossa realidade nos mostra que estamos em constante evolução, e sendo assim, a democracia buscou espaços, uniu forças, venceu batalhas e suprimiu a política do atraso, abrindo novos horizontes e devolvendo ao povo o seu valoroso direito de sonhar. Porém em um processo democrático não é permitido baixar a guarda, pois o mínimo descuido pode ser fatal, pelo fato de quem se sentiu poderoso um dia não aceitar de bom grado perder o domínio que já o fez talvez não respeitado, mas com certeza temido. Desde então a politica de Itabaiana se reveza entre os precursores da democracia e os filhotes da ditadura, em uma queda de braço contínua que vez por outra explora o cansaço e a fragilidade de seus adversários atacando pelos flancos e retomando o poder.
Graças a DEUS os tempos em Itabaiana são outros porém as táticas utilizadas na política segue o mesmo padrão mas acompanha a modernidade pois estamos habitando hoje um mundo globalizado. As armas são virtuais, o assassinato é moral, os pistoleiros usam como armas os meios de comunicação e a munição são os microfones, redes sociais e a certeza da impunidade. Atualmente em Itabaiana quem ousa cobrar compromissos assumidos e não honrados dos herdeiros do coronelismo sofre um bombardeio constante de calúnias, mentiras, difamações, desrespeito que busca o objetivo da desmoralização e posterior descrédito do insatisfeito. As ofensas vão de “mentirosos a marginais” e o desequilíbrio culmina com frases de apologia ao crime como a que ouvimos recentemente na programação Jornalística da Radio Capital do agreste em que se cuspia ao microfone que determinado cidadão merecia um “Tiro na Cara” por discordar de um processo licitatório e duvidar de sua lisura, situação que culminou com vias de fato.
Ao relatar esses fatos, procuro justificativas para os ataques constantes dos quais tenho sido vítima ultimamente patrocinado coincidentemente pela mesma emissora que pasmem os senhores: Fui um dos fundadores. Nela prestei meus serviços profissionais por longos sete anos e meio e o meu trabalho na época era aplaudido e elogiado por seus proprietários. Em minha trajetória profissional exerci por direito paralelamente a radiofonia, a atividade de assessoria de imprensa, foi assim na minha passagem pela Rádio Liberdade quando ao mesmo tempo Exercia o cargo de Assessor De Imprensa do Deputado Federal Pedro Almeida Valadares Neto (In Memoriam), da mesma forma na minha passagem pela FM Tropical de Simão Dias quando paralelamente Assessorava o Então deputado Estadual Belivaldo Chagas, e não foi diferente na minha passagem pela Rádio Educadora AM de Frei Paulo na época prestando assessoria ao Então Prefeito de Simão dias e Médico Dr. Luiz Albérico. Tal atividade se classifica entre as funções do de um Comunicador devidamente registrado pela Diretoria Regional do Trabalho sob o número 628. 

Hoje exerço o cargo de assistente administrativo da Fundação Hospitalar de Saúde - FHS para a área de imprensa no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho em Itabaiana, e pelo motivo de apresentar um programa radiofônico no horário das 06:00 às 09:00 horas da manhã na FM Princesa, o fato é taxado pelo programa concorrente na Rádio Voz de Itabaiana Ltda. vulgo, “Capital do Agreste” de algo “escandaloso”. Fico imaginando a que ponto chega a hipocrisia de algumas pessoas, pois no Período de maio do ano 2000 a fevereiro de 2003 eu era o apresentador não de um mas de DOIS programas na Rádio Capital do Agreste pela manhã e a tarde e paralelamente fazia a Assessoria de Imprensa do então Deputado Federal José Teles de Mendonça dono da Rádio que me acusa na Câmara dos deputados em Brasília. Diante da indisposição da Rádio que tinha como superintendente a época a esposa do deputado aqui citado, de me pagar os últimos salários e os meus direitos trabalhistas, fui forçado a requerer meus direitos na Justiça e a emissora alegou que eu não era funcionário da rádio e sim do deputado em Brasília fato que não foi considerado pela Justiça do trabalho como verdadeiro por ter provado através de testemunhas e gravações o contrário, porém a alegação da defesa da rádio gerou o processo administrativo n° 1.35.000.000054/2004-36 promovido pela Procuradoria da República visando apurar a lisura do cargo oferecido pelo deputado. Atendendo ofício assinado pelo então Procurador Paulo Gustavo Guedes Fontes, (Ver publicação abaixo) compareci à Procuradoria e demonstrando gratidão ao deputado, em momento algum o prejudiquei, provando ao procurador ser possível exercer as duas atividades ao mesmo tempo. Agora me surpreendo com a mesma Rádio classificando como escândalo exercer a função de Assessor de Imprensa do Hospital em Itabaiana onde moro, e Apresentar um programa radiofônico às seis da manhã em uma emissora também de Itabaiana quando no passado o dono da emissora considerava perfeitamente normal eu apresentar dois programas na sua Rádio e ao mesmo tempo ser seu assessor de Imprensa em Brasília. Como se não bastasse a incoerência, o profissional divulga na mesma emissora que o meu salário é de 5.000,00 mil Reais quando o Real valor pode ser conferido no documento publicado abaixo. 

Por tudo isso não resta dúvidas que a emissora aqui citada é conduzida por HIPÓCRITAS e MENTIROSOS que por algum interesse tenta ludibriar aos seus ouvintes e por medo da concorrência com um jornalismo sério, tenta desqualificar um profissional que possui maior credibilidade. A vocês o meu perdão, mas também o meu repúdio pelo desrespeito disfarçado de Jornalismo.


Eugenio Santana DRT/SE 628

Ofício da Procuradoria da República
Carteira de trabalho com anotações da Rádio Capital do Agreste
 
Salário de Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário